Você já ouviu falar em banho de assento? Talvez seus avós já tenham comentado que faziam frequentemente. É bem verdade que, em outras épocas, se fazia muito mais banhos de assento do que se faz em dias atuais. Sábios eram nossos avós que já sabiam dos benefícios do banho de assento. Quando o banho de assento é bem indicado, preparado e realizado, temos diversos benefícios no tratamento de doenças em Coloproctologia.

Os 7 Benefícios do Banho de Assento:

1. Analgésico
  2. Anti-inflamatório
  3. Cicatrizante
  4. Equilibra o PH
  5. Combate a infecções
  6. Acelera o processo de recuperação
  7. Diminui os riscos de recidiva da doença tratada

Igor Cardoso Baima – Doctoralia.com.br

Quais as indicações para se fazer o banho de assento?

É indicado em processos inflamatórios nos mais diversos estágios da região anal, perianal, glútea, perineal e ginecológica. Em Coloproctologia, é indicado para doenças como hemorróidas, fissura anal, fístula anal e abscessos.

Como se prepara o banho de assento?

Primeiramente esteja em um ambiente privativo, normalmente o seu banheiro.

Deve-se adquirir uma grande, de plástico, no qual permita que todo o seu quadril entre dentro ao sentar. Coloque água morna ou fria (a depender da orientação médica para cada caso) dentro da bacia, em volume suficiente para imersão de todo o quadril. Sente por 5 a 10 minutos em cada aplicação. Levante-se e se enxugue com uma toalha macia.

Observações:

1 – Acréscimos como bicarbonato de sódio, ervas, chás, flogo rosa, vinagre, entre outros não possuem nenhum benefício comprovado cientificamente. Alguns parecem ter algum benefício, mas a literatura carece de evidência cientifica que justifique a utilização de rotina. Portanto, não se deve acrescentar qualquer outro componente à água corrente do banho de assento.

2 – A bacia deve ser preferencialmente de plástico, pois não tem risco de quebrar, provocando acidentes. Esse material também é um mau condutor de temperatura, portanto não queima o paciente.

3 – Não utilizar papel higiênico para se enxugar. Eles são irritativos, sobretudo quando se tem uma patologia que esteja necessitando da realização dos banhos de assento. Use uma toalha macia ou lenços umedecidos que encontramos em farmácias, alternativamente.

4 – A temperatura da água vai de acordo com a orientação médica. Normalmente se faz o banho de água morna (entre 35 – 40°C). Alguns casos, sobretudo na doença aguda que causa sangramento, pode ser necessários banhos frios. A água quente além dos 40°C normalmente não é indicada, podendo trazer malefícios.

Por quanto tempo e com qual frequência devo fazer o banho de assento?

Processos inflamatórios agudos necessitam de uma maior frequência de vezes, tais como de 4 a 6 vezes ao dia. Outras situações, necessitarão de uma menor frequência, entre 1 a 3 vezes ao dia. Todo o processo de tratamento deve ser encarado como de melhora gradual. Portanto, a diminuição da frequência diária dos banhos de assento, deve ser realizada também de forma gradual. Por exemplo, diminuindo 1 vez ao dia a cada 3 dias, até que não se precise mais realizá-los.

O tempo usualmente recomendado varia entre 5 a 10 minutos, por aplicação.

Lembrar de que pomadas e medicamentos locais, quando prescritos pelo seu médico, devem ser aplicados obrigatoriamente após o banho de assento, caso contrário irão se perder na água.

Ainda com dúvidas sobre os banhos de assento? Não deixe de procurar seu médico Coloproctologista ou Proctologista!

Uma resposta