Seu médico indicou a realização do exame de colonoscopia. E agora? Que exame é esse? Para que serve? Como devo fazer o preparo para o exame? Quais os riscos? Vai doer? Será que realmente preciso fazer? Será que vou precisar repetir o exame?

São muitas as dúvidas, questionamentos e tabus sobre a colonoscopia. Afinal, não é como um exame laboratorial de sangue no qual normalmente você só precisar levar uma furadinha no braço para realizar a coleta. No entanto, também não é um “bicho de sete cabeças” e atualmente, é um exame realizado com bastante segurança e indolor.

O que é a Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que permite a avaliação a superfície (mucosa) do cólon (intestino grosso) com alta acurácia, pois possui visão colorida e imagens em alta definição, podendo ser realizado ressecções de lesões e biópsias.

O exame consiste na progressão do aparelho via retal até o segmento de íleo (intestino delgado final), possibilitando a investigação das mucosas do íleo, cólon, óstio apendicular (apêndice cecal) e reto (porção final do intestino grosso). 

Vale ressaltar que a colonoscopia permite a adequada avaliação da mucosa dos intestinos (intraluminal). Portanto, é o exame padrão ouro para rastreamento de neoplasias (cânceres colorretais).

Procurando por médico que faz colonoscopia?

Dr. Igor Baima é Médico Proctologista e atua na cidade de Fortaleza e regiões. Realiza consultório clínico, colonoscopias, cirurgias orificiais, abdominal e videocirurgia. Ele é especialista quando o assunto são doenças relacionadas ao reto, ânus e intestinos.

Dr. Igor Baima realiza o exame de colonoscopia em uma clínica no bairro Aldeota, em Fortaleza/CE, atendendo convênios e particulares, com todo conforto e excelência no atendimento que você merece. Não perca tempo e agende já sua colonoscopia  CLICANDO AQUI ou ligando para o seguinte número: (85)9.9965-3911.

No site Doctoralia você pode conferir ótimas avaliações sobre um médico proctologista em Fortaleza.

Dr. Igor Baima é o Médico Proctologista bem avaliado com o Doctoralia. Ele possui mais de 60 avaliações 5 estrelas.

Igor Cardoso Baima – Doctoralia.com.br

Breve Histórico da Colonoscopia

Philipp Bozzini foi o primeiro homem a realizar um exame com aparelho de ressigmoidoscopia rígida no ano de 1805. No entanto, não foi antes da segunda metade do século XX, que foi realizada a primeira colonoscopia. Mais precisamente em 1969, Wolff e Shinya, realizaram a primeira colonoscopia. Isso só foi possível devido ao desenvolvimento de um aparelho endoscópico mais longo, macio e flexível. No mesmo ano, meses depois, com o desenvolvimento do aparelho endoscópico, foi realizada a primeira polipectomia (retirada de pólipo intestinal) através de eletrocirurgia. 

Desde a primeira colonoscopia realizada até os dias atuais, o desenvolvimento tecnológico de aparelhos endoscópicos, lentes de imagem e aparelhos de vídeo e imagem, vieram para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do trato digestivo.

Se você se interessou pela história da colonoscopia e quer ver mais detalhes sobre isso, clique aqui para website com mais informações.

Por que a Colonoscopia é Indicada ou Recomendada?

  • Investigar sinais e sintomas intestinais: o médico endoscopista é capaz de avaliar possíveis causas de dor abdominal, sangramento retal, anemia, perda de peso não intencional, constipação intestinal, diarréia crônica e outras doenças. 
  • Rastreio de câncer colorretal: a partir dos 45 anos, independente da história familiar ou dos seus sintomas, você deve realizar uma colonoscopia de rastreio. A superfície intraluminal (mucosa do intestino) é detalhadamente examinada, podendo identificar pólipos e realizar sua retirada (polipectomia), prevenindo um possível desenvolvimento para o câncer de reto ou intestino. 

Indicações de Colonoscopia

São diversas as indicações para realização de uma colonoscopia. Abaixo algumas das principais:

  • A partir dos 45 anos de idade para população geral
  • 10 anos de idade antes do diagnóstico de câncer colorretal de um parente de primeiro grau ou antes dos 45 anos (o que vier primeiro). Por exemplo: se seu pai teve câncer de intestino diagnosticado aos 45 anos, você deve iniciar o rastreio aos 35 anos de idade.
  • Diarréia crônica
  • Anemia não explicada por outra etiologia
  • Sangue nas fezes
  • Avaliação de doença inflamatória intestinal
  • Marcação de lesões e tumores para pré operatório
  • Seguimento pós polipectomia (retirada de pólipo em exame prévio)
  • Alteração em exames de imagem contrastado com suspeita para lesões de trato digestivo, sobretudo se tiver sinais e sintomas como mudança do hábito intestinal, hematoquezia (sangramento nas fezes), anemia ou perda de peso
  • Descompressão do cólon como na Síndrome de Ogilvie e Volvo que não responderam ao tratamento clínico e se apresentam estável hemodinamicamente

Preparo para Colonoscopia

Seu médico irá orientar sobre a dieta e preparos específicos para a realização do exame. Uma dieta específica, rica em líquidos claros e jejum, horas antes do exame terão de ser obedecidos. Uso de laxativos serão prescritos e orientados quanto sua tomada. Eventualmente, medicamentos para vômitos podem ser prescritos.

Existe um preparo específico com todas as orientações necessárias para a garantia de um exame satisfatório. Essas orientações são de suma importância para termos os intestinos limpos, para que se possa ter acurácia e visualização adequada da mucosa intestinal. Alguns casos, quando o preparo inadequado, é necessário remarcar o exame, fazendo um novo preparo, para outra data posterior.

Posso Continuar a Tomar Minhas Medicações?

A maior parte das medicações podem ser tomodas normalmente, no horário pré definido. No entanto, algumas outras medicações, devem ser interrompidas no dia do exame, ou mesmo, dias antes. Os anticoagulantes são uma classe de medicamentos que normalmente serão descontinuadas. Após exame serão retomadas suas tomadas. Sempre questione seu médico sobre a interrupção do uso dessas medicações para a realização da colonoscopia.

Durante a Colonoscopia

A colonoscopia é um exame bem tolerado pelos pacientes devido a sedação que é feita.

Você precisará deitar de lado, de costas para o médico colonoscopista, quando será feita a sedação pelo anestesista. 

O exame é realizado com acompanhamento, por todo o tempo, por um médico anestesiologista, que é responsável pela sedação através de medicações endovenosas (pela veia do braço ou da mão). Dessa forma, você não sentirá dores ou incômodo durante o exame, permitindo a realização do mesmo com conforto.

O exame não dura mais do que 45 minutos, sendo a maior parte deles, durando até 30 minutos. Você precisará de 2 ou 3 horas para se recuperar do exame e da sedação. Alguns medicamentos anti gazes e analgésico podem ser necessários nesse período. Seu médico dará alta após o exame quando você estiver bem e acordado.

Riscos

Assim como todo tipo de procedimento médico, a colonoscopia também possui seus riscos, porém eles são muito raros e considerados muito baixos. 

Precisamos conhecê-los para diminuir a chance deles ocorrerem:

  • Reação adversa a algum medicamento sedativo ou analgésico: uma anamnese detalhada sobre alergias será questionada diminuindo consideravelmente o risco disso acontecer.
  • Sangramento intestinal no local de ressecção do pólipo ou lesão: sempre que se faz a polipectomia, existe um pequeno sangramento local que costuma ser pequeno e auto limitado. A suspensão do anticoagulante e cuidados quanto se programar para retirar lesões intestinais maiores em ambiente hospitalar, diminuem muito os riscos desse tipo de complicação e facilita no tratamento.
  • Perfuração do intestino: muito raro (<0,05% de todos os casos),. No entanto, ela é a mais temida, por ser a mais grave. Contraindicar o exame em alguns casos e ter parcimônia durante o exame pelo colonoscopista são chaves para diminuir a chance disso acontecer.

Conhecer os riscos e conversar com seu médico sempre será a melhor forma de avaliar a melhor forma de fazer sua colonoscopia com segurança.

Retossigmoidoscopia X Colonoscopia

A retossigmoidoscopia é um exame mais simples do que a colonoscopia.

Na colonoscopia, exige-se um preparo mais duradouro, realizado por via oral. O exame sempre é realizado com sedação e o aparelho progride desde o reto, passando por todos os cólons (intestino grosso) até o íleo (parte final do intestino fino).

Na retossigmoidoscopia, o preparo é mais curto (de poucas horas), realizado de forma retrógrada, por via retal, através da utilização de enemas. O exame não precisa de sedação, normalmente. O aparelho progride pelo trato digestivo baixo somente, incluindo o reto até o cólon sigmóide.

Converse com seu médico para entender onde você se inclui para realização de cada exame.

Escolha o melhor horário:

Igor Cardoso Baima – Doctoralia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *